TÉCNICA KLAUSS VIANNA
Klauss Vianna (1928 – 1992) foi um bailarino, coreógrafo, professor e pesquisador em dança, nascido em Belo Horizonte. Junto com Angel Vianna (1928 - 2004), bailarina, pesquisadora, coreógrafa e professora de dança, além de ser sua esposa durante muitos anos, Klauss começou sua observação e pesquisa das estruturas ósseas do corpo e do movimento humano no Balé Clássico. As insatisfações e indagações sobre o fazer da dança, levaram Vianna por muitos caminhos, trabalhando inclusive no teatro, onde inaugurou no Brasil a função do preparador corporal – dentre os seus mais de vinte trabalhos, podemos citar Roda Viva de Chico Buarque de Holanda, com direção de José Celso Martinez Côrrea, em 1969, e A Ópera dos Três Vinténs de Bertolt Brecht e Kurt Weil, com direção de José Renato em 1968.
Além disso, Klauss Vianna ensinou e pesquisou em muitas escolas e centros de referência de dança e teatro no Brasil, dentre elas: Escola Municipal de Bailados do Rio de Janeiro, Escola de Teatro Martins Pena, Escola de Bailados do Teatro Municipal de São Paulo, Balé da Cidade de São Paulo e na UNICAMP.
Ao longo de quarenta anos, Klauss Vianna propôs mudanças significativas no campo das artes cênicas brasileiras, tendo um importante papel na pesquisa da improvisação em cena, instigando a expressividade de cada bailarino/ator em um processo colaborativo de criação, uma visão pioneira em sua época. Seu trabalho também atraiu profissionais de outras áreas (artistas plásticos, educadores, médicos, psicólogos etc.) e pessoas interessadas na expressão do corpo e na saúde.
A Técnica Klauss Vianna, por sua vez, foi resultado da sistematização feita posteriormente pelo seu filho, Rainer Vianna (1958 – 1995), com a colaboração de sua nora, Neide Neves. A partir de 1984, os dois analisaram com cuidado o trabalho de Vianna, com o intuito de compreendê-lo e deixá-lo acessível para as pessoas que buscavam a formação nessa técnica. Vale notar que Rainer Vianna também teve uma ampla formação em dança, atuando profissionalmente como bailarino, coreógrafo, diretor, professor de dança, ator e preparador corporal no teatro.
Angel Vianna foi diretora-geral da Escola e da Faculdade Angel Vianna no Rio de Janeiro, dando continuidade a pesquisa do movimento e da metodologia que desenvolveu, o Método Angel Vianna (MAV). Seu trabalho artístico e pedagógico, assim como o de Klauss e Rainer Vianna, foi reconhecido com uma série de prêmios e homenagens ao redor do Brasil.
Neide Neves, por sua vez, é bailarina, professora do curso de graduação em Comunicação das Artes do Corpo e na Especialização em Técnica Klauss Vianna ambos na PUC SP e preparadora corporal em diversos espetáculos teatrais. Vale frisar o empenho desta família em compartilhar as suas pesquisas com pessoas de diferentes áreas e trajetórias, interessadas em escutar os seus corpos e descobrir a singularidade da sua dança, do seu movimento
Durante meus estudos na PUC SP tive a oportunidade de ter aulas com as professoras Jussara Miller, Luzia Carion, Marinês Calori e Neide Neves, compreendendo como cada uma continuou a pesquisa da família Vianna a partir dos seus interesses em diferentes áreas (dança, teatro e saúde). Desde 2020 continuo meus estudos no Salão do Movimento, fundando e coordenado por Jussara Miller, participando das aulas semanais e dos cursos "Processo Didático", "Processo Criativo", "Curso para Educadores de Dança" módulos 1, 2 e 3 e "Improvisação e Composição", relacionando minhas práticas artísticas e pedagógicas no teatro e na performance com a TKV.
Assim, a pesquisa da Técnica Klauss Vianna está aqui para ser desbravada, no intuito de abrir caminhos a partir da singularidade e originalidade de cada um, em diálogo com a origem dos princípios e tópicos pesquisados pela família Vianna, sem mistificar ou dogmatizar as palavras e práticas dos seus fundadores. Neste sentido, a Técnica Klauss Vianna afirma sua postura investigativa e questionadora.


Klauss Vainna

Angel Vainna
foto de Maurício Maia
Rainer Vainna
foto de Juvenal Pereira