top of page

Sobre

Carmen Estevez é artista da cena e educadora em São Paulo e Campinas. Sua prática artística e pedagógica transita entre a dança contemporânea, o teatro e a performance. Seus trabalhos solos e pedagógicos partem dos estudos da presença cênica e da improvisação com base na Técnica Klauss Vianna - uma técnica brasileira de dança e educação somática. Desde 2019, Carmen aprofunda suas vivências e estudos na Técnica Klauss Vianna com a Profa. Dra. Jussara Miller no Salão do Movimento em Campinas.  

​

Em São Paulo, Carmen participou como intérprete da KairosPania Cia (2016 a 2018), pesquisando as relações entre improvisações musicais e cênicas; e da Cia Dança Sem Fronteiras (2022 a 2024), trabalhando com pessoas com e sem deficiência e reinvindicando a cidade como lugar de todas as danças. Com a Cia Dança Sem Fronteiras Carmen participou de importantes editais governamentais como a Lei Rouanet, Lei Paulo Gustavo nível estadual, Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, British Council & Unlimited (com intercâmbio no País de Gales no Festival Hijinx) e IBERESCENA (com intercâmbio na Argentina).

​

Carmen começou seu interesse nas artes graduando-se em Audiovisual (ECA USP), depois em Teatro (Escola Superior de Artes Celia Helena) e concluindo a Especialização em Técnica Klauss Vianna (PUC SP) com uma série de fotoperformances realizadas nas residências artísticas PINEA LINEA de Costa e AADK na Espanha. Paralelamente aos seus estudos na Técnica Klauss Vianna, Carmen realizou a formação de Educadora do Movimento Somático pelo BMCâ„  no Brasil. 

 

Atualmente Carmen conduz aulas de Técnica Klauss Vianna no Curso Livre de Teatro no Teatro Barracão em Campinas e no espaço Burkadaguti em São Paulo, além de se aprofundar nos seus trabalhos solos sobre orientação de Jussara Miller, sempre instigada em estudar e (re)descobrir possibilidades poéticas em cena.

​

 

​

bottom of page